Páginas

sábado, 10 de março de 2018

A Função do Estado Brasileiro !




        O Estado, tal como entendemos hoje, é uma invenção da Idade Moderna. O Estado possui duas prerrogativas básicas: O monopólio da cobrança de impostos e o monopólio da segurança pública. Para se ter um Estado que promova a justiça social é necessário incluir mais duas prerrogativas básicas: Uma educação de qualidade para toda população e a promoção do bem estar social com a políticas que garantam a proteção social e programas de assistência social. É a manutenção de sistemas públicos de educação, saúde e previdenciário.

         O Estado brasileiro tem uma função central na promoção da justiça social, incentivar a iniciativa privada, viabilizar o surgimento de vagas de emprego para a população e promover políticas de distribuição de renda para as camadas de baixa renda e os que estão abaixo da linha da miséria.

         Para que o projeto de promoção de justiça social seja sustentável, o foco principal tem que ser a educação. O investimento em educação, a aposta em um currículo único nacional, os cursos profissionalizantes que preparam o jovem para o mercado de trabalho, com a valorização do profissional da educação, o professor, tem que ser a principal bandeira defendida pelo próximo presidente brasileiro.

         O mercado ao oferecer oportunidades de trabalho tem que encontrar uma mão de obra preparada para absorver os empregos, do contrário a população de baixa renda será marginalizada do mercado de trabalho e o país perderá a oportunidade de se ter um crescimento sustentável.

         A função principal do Estado brasileiro passa pela promoção do bem comum, uma política educacional que seja considerada uma política de Estado, com um planejamento de curto, médio e longo prazo, passando por várias gerações futuras, é o caminho para se construir uma sociedade justa, capaz de oferecer oportunidades, e ter cidadãos preparados para as oportunidades. A base para o crescimento econômico sustentável passa pela educação, pela pesquisa, ciência e tecnologia, a valorização do professor, a preparação do jovem estudante para o mercado de trabalho e só assim políticas econômicas serão capazes de promover o crescimento com bases sólidas.

         A Constituição de 1988 é conhecida como a “Constituição Cidadã” por causa dos avanços sociais garantidos nessa carta. Os direitos dos cidadãos brasileiros estão transformados em lei, que buscam garantir o bem social através da proteção social. Carta Magna defendida pelo poder judiciário, o STF – Supremo Tribunal Federal, que garante o cumprimento da lei.

         É um marco para a ampliação do sistema de proteção social, com a institucionalização de princípios de universalização, ancorada na noção de direito social, ao ampliar o atendimento nas três dimensões da seguridade social. O direito social é visto como um fundamento da política brasileira.

         O papel da iniciativa privada é a de um ator coadjuvante, o Estado é o ator protagonista, que formula leis e políticas para garantir a justiça social e o bem estar de seus cidadãos. O Estado deve regulamentar uma série de atividades, como a abertura e o funcionamento de empresas, a contratação de trabalhadores, transportes, distribuição de água e energia elétrica, meios de comunicação, importação e exportação de produtos, etc. Deve ampliar e melhorar os serviços públicos, investir em ações de combate à miséria e criar ainda mais mecanismos de regulamentação da vida social.

         O Estado é a mais alta forma de poder em uma sociedade, com autoridade legal para definir o interesse público e fazer com que suas determinações sejam cumpridas.

         As eleições de 2018 no Brasil será um marco, que redefinirá o papel do Estado brasileiro, se será mais social ou neoliberal. Cada cidadão brasileiro irá escolher o Estado que quer para o Brasil, o voto para eleição de novos representantes será o instrumento legal, cabe a cada um decidir o que quer para o futuro do Brasil.




Nenhum comentário: