Páginas

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

O Capitalismo tem Futuro na Medida em que for Socialmente Comprometido com o Valor Humano !




         A sociedade marginalizada do mundo do trabalho grita por justiça social. O que forma o preço de um produto são os impostos, a soma dos custos, mais a soma das despesas e a margem de lucro, para tornar a atividade econômica sustentável.
         O trabalho humano é visto pelo sistema capitalista atual como um custo e como uma despesa, o que é capaz de reduzir a margem de lucro, quando o preço de venda tem que ser competitivo. Assim, o trabalho humano não tem agrega valor é uma coisa, um objeto, um recurso que tem que ser minimizado na atividade econômica.
         Ser socialmente comprometido com o valor humano é pensar de forma diferente, ou seja, é ter como valor máximo o trabalho humano, que gera mercado de consumo e justiça social, na medida em que a renda proporciona uma vida digna.
         O capitalismo pode ser socialmente justo se passar a valorizar as atividades econômicas, que empregam pessoas e pagam salários capazes de proporcionar uma vida digna. A sociedade do futuro terá uma Ethos Social, valorizará as atividades econômicas, que vejam o trabalho humano como uma forma de agregar valor a sociedade. Serão capazes de pagar mais para poder gerar justiça social. A pergunta que farão, será: Onde o meu dinheiro pode fazer a diferença no mundo?
         O Brasil é um país que está por definir o seu Ethos Social, pois politicamente tem um movimento pendular entre uma economia Capitalista Neoliberal e uma economia regulada pelo aparato estatal, voltada para uma sociedade sustentada por programas sociais, e que por um longo período de tempo se demonstra economicamente insustentável.
         A política ideal é promover atividades econômicas que forem Socialmente Comprometidas com o Valor Humano. E inibir atividades econômicas que não forem Socialmente Comprometidas com o Valor Humano. Que sentido há para a existência de uma atividade econômica, na medida em que não traz benefício social? O Capitalismo do Futuro responderá a essa pergunta, mostrará nas suas operações que muito mais que lucro, ele é capaz de gerar emprego e pagar salários dignos. E o que é um salário digno no Brasil? Segundo a CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988.
         Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Como podemos ver, para que o inciso III, do artigo 3º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 se torne realidade existencial no Brasil é preciso que a economia adote um modelo de Capitalismo Socialmente Comprometido com o Valor Humano, na medida em que gera valor com o trabalho humano. E a forma de inviabilizar a atividade econômica, que não esteja comprometida com o Valor Humano é elevar a taxação de impostos a níveis que não tenha como se desenvolver e crescer tal atividade. Realizar a importação de bens e serviços de países que estejam comprometidos com o Valor Humano, que tenham modelos de proteção social e paguem salários justos.
Conforme a CLT, Consolidação das Leis do Trabalho – o Salário Mínimo no Art. 76 - Salário mínimo é a contraprestação mínima devida e paga diretamente pelo empregador a todo trabalhador, inclusive ao trabalhador rural, sem distinção de sexo, por dia normal de serviço, e capaz de satisfazer, em determinada época e região do País, as suas necessidades normais de alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte. Fica a pergunta: O Salário Mínimo no Brasil é capaz de satisfazer as necessidades do trabalhador? Com, alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte? Uma sociedade com um sistema economicamente justo tem que ser capaz de proporcionar salários justos, este é o Capitalismo Socialmente Comprometido o Valor Humano, é o Capitalismo Social, onde o Ser Humano não é um recurso, um custo ou despesa, mas um valor a partir de um Ethos Social.




Nenhum comentário: