Páginas

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Conflito Civilizacional !




         O mundo está caminhando para uma conflito entre a Civilização Ocidental e a Civilização Islâmica, para enfrentar este conflito, o ocidente deve adotar uma postura conservadora, assumir posições político-filosóficas alinhadas ao tradicionalismo e à transformação gradual, que em geral se contrapõem a mudanças abruptas de determinado marco econômico e político-institucional ou no sistema de crenças, usos e costumes de uma sociedade.
         O século XXI será marcado pela tentativa de islamização do ocidente, que dará início a um conflito de civilizações, entre basicamente os cristãos e os islâmicos. Para o ocidente enfrentar esse conflito será necessário adotar uma postura conservadora, voltar-se para grandes narrativas do passado, a religião judaico-cristã, a filosofia grega e o direito romano que formam a base de crenças, valores e conduta do cidadão.
         Uma questão, que deve ser defendida pela comunidade cristã é a reciprocidade religiosa, uma mesquita só pode ser aberta em um país ocidental de maioria cristã, se também houver a liberdade de abrir uma igreja cristã em um país oriental de maioria islâmica. A tolerância deve ser exercida de ambas as partes, tanto do povo cristão como do povo islâmico.
O ocidente não deve ter uma atitude passiva para com o povo islâmico. Temos a oportunidade de construir uma nova visão de mundo que evite o conflito civilizacional no século XXI, que será formada pelo conjunto de visões de mundo oriundas do século XX. É uma missão para os Filósofos, Teólogos, Sociólogos, Antropólogos, etc. O diálogo fará manter vivo o que a sociedade ocidental construiu, e possibilitará um avanço social para a sociedade islâmica, como os Direitos Humanos, os Direitos das Mulheres, a Liberdade, a Igualdade, a Fraternidade, a Justiça Social etc.
A reciprocidade religiosa é um princípio a ser valorizado, é um passo para as identidades culturais e religiosas dos povos não serem a principal fonte de conflito no mundo. O Homem não é um ser unívoco, com apenas uma visão de mundo. O diálogo inter-religioso e filosófico só pode ocorrer com ações recíprocas, supera o discurso e permite ações práticas de ambos os lados. Chegará o momento em que o ocidente irá reivindicar o direito de dialogar e agir de forma recíproca para com o oriente islâmico. Para sermos livres existe a responsabilidade da ação prática.
O ocidente pode se renovar sob uma nova ótica e se abrir para um diálogo. Uma atitude conservadora pode retomar os valores que foram construídos a mais de 5.000 anos. A passividade do ocidente sobre esse assunto não é construtivo para o próprio ocidente, os cristãos devem assumir uma postura para a defesa dos valores judaico-cristãos.

“A vida é um eco, se você não gosta do que
está recebendo, preste atenção
no que está emitindo!”
(Henry David Thoreau)





Nenhum comentário: