Páginas

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O Tamanho do Estado Brasileiro !



A crise atual no Brasil é a crise do Estado brasileiro, ou seja, seu tamanho e sua importância para a sociedade brasileira. Assim devemos pensar a razão da existência do Estado, e para que fim o Estado se materializa. Voltemos à atenção para as ideias:
Os homens não se associam tendo em vista apenas a existência material, mas, antes, a vida feliz. O Estado é a comunidade do bem viver para as famílias e para os agrupamentos de famílias tendo em vista uma vida perfeita que baste a si mesma. (ARISTÓTELES, p. 44) 
Quem pode influenciar a forma de ser de um Estado, ou seja, quem compõe o poder de ação do Estado ?
O consentimento dos homens reunidos em sociedade é o fundamento do poder. Aquele que se estabeleceu unicamente pela força só pode subsistir pela força. (DIDEROT, p. 158) 
O poder do Estado emana do povo, e deve estar a serviço do povo no sistema político em que vivemos, a democracia. E como um líder deve atuar, exercer o seu papel político ?
Um legislador hábil, que pretende servir o interesse comum e o interesse da pátria mais do que o seu próprio e o de seus herdeiros, deve empregar todo o seu engenho para atrair todo o poder para si. (MAQUIAVEL, p. 160) 
Para se resolver uma crise política, deve-se pensar a quais interesses devem servir. Buscar o poder pelo poder, perde-se a finalidade do poder, e se adquire um comportamento esquizofrênico, transtorno mental complexo que dificulta na distinção entre as experiências reais e imaginárias, interfere no pensamento lógico, nas respostas emocionais normais e comportamento esperado em situações sociais. (Site: http://www.minhavida.com.br/)
Os que possuem a ciência política, tenham ou não no exercício de seu poder o consentimento de seus súditos, apoiem-se ou não em leis escritas, sejam ricos ou pobres, devem ser considerados como tendo em uma arte determinada o fundamento de seu poder. (PLATÃO, p. 162) 
Em um Estado democrático de direito, o povo é o detentor do poder, através de seus representantes exerce o poder e tem o direito de destituir o seu líder caso não atenda aos interesses do povo.
A democracia é um Estado em que o povo soberano, guiado por leis que são sua obra, faz por si mesmo tudo o que pode fazer bem e por delegados tudo o que ele próprio não pode fazer. (ROBESPIERRE, p. 46) 
Assim, faz-se necessário a realização de um debate ideológico e político do que deve ser o Estado Brasileiro, pois estamos imersos em um modelo econômico capitalista com uma política neoliberal, sem alguma alternativa aparente, “somos levados para onde o vento está ventando”. Para um país, que possui uma constituição busca uma justiça social, com os inúmeros direitos sociais impostos por pela constituição. O que torna caro, de elevado custo à operação do Estado brasileiro. Até que ponto o povo brasileiro está disposto a pagar por um Estado caro ?
Penso que é sempre necessário colocar em algum lugar um poder social superior a todos os outros, mas acredito que a liberdade corre perigo quando esse poder não encontra diante de si nenhum obstáculo que possa conter sua marcha e dar-lhe tempo de moderar a si mesmo. A onipotência parece-me em si uma coisa ruim e perigosa. (TOCQUEVILLE, p. 162) 
Na busca da preservação das liberdades individuais, deve-se moderar o ímpeto do poder social, pois estamos vivendo a necessidade política e econômica de revisão do exercício do poder pelo Estado, o quanto podemos ter um Estado social em um modelo capitalista de ordem neoliberal. A finalidade da materialização de um Estado é tornar a vida mais feliz. O Brasil está caminhando em direção da felicidade sonhada ?
Referência bibliográfica:
GRATELOUP, Léon-Louis. Dicionário filosófico de citações; tradução: Marina Appenzeller. – São Paulo : Folha de S. Paulo, 2015.

Tamanho do Estado Brasileiro !

As Razões de Ineficiência do Estado !

A Sociedade Brasileira Contemporânea !

Veja os poemas...