Páginas

terça-feira, 22 de julho de 2014

É Possível Prosperidade Sem Crescimento ?


         Estamos diante de uma mudança de paradigma, nós fazemos parte da sociedade da transição, um horizonte que não está distante, se fizermos o exercício de imaginarmos o futuro daqui a 30 anos, tecnicamente estarei vivo. O que poderá existir? O que será sustentável?

“Fazemos nossos caminhos e lhes
chamamos destino.”
(Benjamin Disraeli)

         Até o momento presente vivemos sob a ótica do crescimento contínuo, e hoje nos é necessário atingirmos a sustentabilidade, que de certa forma inviabiliza o crescimento contínuo em um planeta de recursos limitados. A futura geração estará imersa nesta realidade, a qual fará do futuro um novo mundo. Assim o capitalismo metamorfose a em que?
         Esta mudança terá um custo financeiro e um custo social, vinculado ao tempo e espaço. O relógio do tempo não para, mas cobra por cada minuto mal utilizado, ou seja, hoje a dívida pode ser impagável. Deveremos passar por uma radical mudança, que implicará na renúncia de inúmeros bens-de-consumo, facilidades, que são desnecessários para a manutenção e continuidade da vida.

“Eu me interesso pelo futuro porque é lá
que passarei o resto da minha vida.”
(C.E. Kettering)

         Muitos de nós, se pensarmos que podemos estar vivos em um futuro próximo, qual atitude devemos ter no presente? Qual é a postura de nossos atuais líderes? E qual pode ser a atitude de nossos futuros líderes?
         Para que pode votar, eleger políticos para nos liderar, deveremos cobrar uma agenda de políticas voltadas para o desafio presente, que pode nos ser cobrada em um futuro próximo.

“O futuro não é o que se teme,
é o que se ousa.”
(Carlos Lacerda)

         O passado se foi, o presente está, mas o futuro nos pertence, independente do que vivemos, ainda é possível mudar, e a sociedade do presente é a sociedade da construção da mudança, para que no futuro haja esperança.
         E será que podemos ter esperança?
         Existem pessoas que trabalham na construção de uma esperança, após ouvi-lo logo abaixo, tome uma decisão:
         Ser ou não ser um construtor da esperança...
 
 
 

Nenhum comentário: