Páginas

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Para que serve a Filosofia ?


Para sermos amigos da sabedoria? Em um conjunto de estudos que visam compreender a realidade absoluta, as causas elementares, os fundamentos dos valores humanos, o sentido da existência.
Podemos ir às origens e considerarmos a Filosofia a mãe de todas as ciências, que faz o homem pensar e logo existir, mesmo que duvide de tudo, ao ponto de não poder duvidar de que está duvidando. Conforme a metodologia do filósofo René Descartes.
O ato de filosofar é um chamado a humanização do homem, saímos de uma perspectiva passiva meramente observadora, que absorve tudo que recebe, ou seja, consome tudo que lhe é oferecido, para questionarmos o sentido da ação humana.
E aí começa a caminhada, o que realmente nos faz humanos?
Conforme o pensamento de Platão, viver uma vida justa e virtuosa, para obter a felicidade.
Até que ponto nós podemos duvidar das capacidades humanas para a conquista da felicidade?
Para duvidar, iremos pensar, e se utilizarmos a Filosofia iremos nos situar na trajetória histórica existencial do Homem nesta terra.
Talvez uma das causas de muito dos males que a humanidade passa é o fato do Homem muitas vezes não saber se localizar espacialmente no tempo e espaço de sua jornada histórica.
O que quero dizer com isso?
Repetimos e cometemos erros do passado, os quais podem ser evitados e utilizarmos da reflexão como instrumento de nossas ações. As gerações passadas têm muito a nos ensinar, como sermos mais justos e virtuosos, para termos em nosso alcance a felicidade.
É um convite a uma ação refletida, livre de pré-conceitos, dogmas pré-juízos, mas a uma busca do sentido existencial da vida humana. Prendada pela capacidade de pensar e modificar a sua realidade relativa.
Assim damos sentido a Filosofia e respondemos a que serve o ato de pensar metodologicamente.

“O Mundo Real e as coisas são apenas reflexo
de uma realidade perfeita contida
no mundo das Ideias!”
(Platão)
 
 

Nenhum comentário: