Páginas

domingo, 8 de junho de 2014

Democracia Direta !

        
         O Brasil tem um regime político democrático, é uma democracia, sistema em que o povo participa do governo elegendo livremente seus representantes ou diretamente.
         A democracia é uma palavra de origem grega, significa poder do povo. Assim como a palavra, a democracia nasceu na Grécia Antiga. A democracia moderna surgiu nos sécs. XVII e XVIII, sobre o princípio da separação dos três poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, e do direito de cada cidadão poder eleger e ser eleito. Baseada numa Constituição.
         Artigo 1º da Constituição do Brasil de 1988:
         “Todo poder emana do povo, que exerce por meio de representantes eleitos, ou diretamente, nos termos desta Constituição.”
         Ou seja, podemos conviver com dois modelos:
1)    Democracia Representativa
2)    Democracia Direta
Estamos no limiar de uma transição, sairmos da Democracia Representativa, e irmos para a Democracia Direta, e que tipo de ferramenta podemos utilizar?
A informática, os sistemas de gestão, pode contribuir para a organização e ampliação da Democracia Direta. Hoje temos um eficiente sistema de gestão da Receita Federal para a cobrança de impostos de cada cidadão brasileiro, então podemos ter um eficiente sistema de gestão informatizado da política brasileira e estabelecer de forma ampla, a Democracia Direta para dar uma direção política no Brasil.
Pode parecer um sonho, mas cada cidadão que tem título de eleitor, CPF e paga imposto, deveria cobrar a existência de um mecanismo direto de expressar a própria opinião, e influenciar diretamente nas decisões políticas do país. Este futuro já é possível, há uma evolução em curso, um caminho, para termos uma Democracia mais forte, ou seja, um poder do povo exercido pelo povo.

Povo que governa é um povo que elege e participa!”
(Keller Reis Figueiredo)
 
 

Nenhum comentário: