Páginas

sexta-feira, 14 de março de 2014

O Papel Social do Comunicador !


 
Em participação de palestra como ouvinte em Aula Magna – FAPCOM – Tema: O papel social do Comunicador – Palestrante: Pe. Júlio Lancellotti. Na FAPCOM – Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação na rua Major Maragliano, 191 – São Paulo – SP – CEP: 04017-030.
            A aula Magna foi uma reflexão sobre o papel social do Comunicador, que ao fazer suas pesquisas, investigações das questões complexas relativas à vida humana, oriundas de uma prática do convívio social, enfatizam que: O Comunicador é um agente importante e portador da palavra, a qual dever ter uma orientação para a verdade e resistir às forças dominantes do poder, que muitas das vezes distorce a realidade para poder perpetuar o “status quo”, o estado atual das coisas, sejam em que momento for.
            A sociedade é um ente em constante transformação, em busca de seus objetivos, que se fazem por meio de reivindicações, manifestações, protestos, os quais são expressos de maneira singular a cada momento, cabe ao profissional da comunicação buscar entender este processo e transmitir seu parecer à luz de uma verdade revelada, e não ocultar, ou até mesmo mentir sobre os fatos.
            A opção de ser verdadeiro e ético cabe ao comunicador, que tem a sua oportunidade de demonstrar o seu amor pela humanidade, o ser humano carente da verdade. É uma decisão lógica, racional e sem sentimentalismo passageiro, é uma opção existencial de vida. Que possibilita a realização da transformação da sociedade para melhor. Assim demonstra-se a importância do papel social do Comunicador.
"A questionar, e procurando, podemos achar a verdade."
(Pierre Abelard)

Nenhum comentário: